sexta-feira, 20 de junho de 2008

FILOSOFIA

FESTA DE ANIVERSÁRIO NA ESCOLA - 2008
.
.

Não sou filósofo, não sou especialista em nada. Sou observador.
Auto-crítico, procuro ver em mim os defeitos que não gosto nos outros. Tenho (muitos) defeitos, mas reflito a repeito deles, quando os descubro. Aqueles que não sei quais são, os outros é que apontam e, se os admito, reflito.
Por observar acabei criando um senso crítico mais aguçado (o que não deixa de ser um defeito, pois me traz problemas ...) em relação às coisas que me cercam. Desde jovem aprendi a não acreditar em tudo o que leio, vejo, ouço. Prefiro ter uma longa dúvida a formar juízo conhecendo apenas uma versão da história; sou de uma época em que havia censura aos jornais e TV e, porisso, éramos obrigados a ver, ler e ouvir o que alguns poucos queriam. Hoje, felizmente, somos todos livres, mas não é porisso que não somos influenciados. Todos os dias martelam em nossa cara ofertas de coisas maravilhosas que, ao descobrir a verdade, nos decepcionamos.
O homem é um ser malignamente interessante. Domina a palavra e a usa em seu próprio benefício, independentemente de quem pode se ferir. E fere. Machuca. Trai!
Há que se ter cuidado com as coisas que se ouvem, pois nelas sempre cabem várias interpretações. Julgar, apenas para conferir satisfações à sociedade, é tão perigoso quanto cometer o crime, porisso, é importante conhecer as várias histórias que existem em cada história. E, assim, cobrir-se de mais certezas antes de determinar o que é certo e o que é errado.
Isso não nos impede de cometer erros, mas refletir antes de cada decisão é diminuir a possibilidade de errar.
Acho que é a palavra que define o que quero te dizer, Gabriela, é paciência! Às vezes, na pressa de definir uma situação acabamos errando feio! E magoando pessoas que não queremos magoar.
Mais adiante vou voltar a falar nesse assunto. Vou te contar das minhas experiências com coisas práticas, com valores de amizades, religião, dinheiro. Espero que goste de saber quem é teu pai!
Hoje você faz 4 anos e fez dos meus últimos 4 anos os mais felizes da minha vida! Te amo!

Nenhum comentário: