quarta-feira, 25 de junho de 2008

A VERDADE

Gabriela, meu amor;
Hoje quero falar sobre um conceito que muita gente acredita ser definitivo: A VERDADE.
Posso te dizer que também achava que verdades eram eternas, mas o tempo me ensinou que é tudo relativo.
Hoje, a verdade pode parecer algo definitivo; oposto à mentira, torna-se referência para o comportamento de muitas pessoas.
Mas, agora te peço para refletir: quem determina a verdade? Não são pessoas como eu e você?
.
As pessoas, de modo geral, usam seu poder de comunicação para disseminar suas idéias. Durante a II Guerra Mundial, um gênio do marketing político chamado Goebels, nazista, conquistou milhões de pessoas com argumentos fortes, dizendo que a raça ariana era a mais pura de todas e, porisso, deveria dominar o mundo. Parece brincadeira ler isso hoje, mas na época vários países, populações inteiras, acreditaram e embarcaram na viagem do extermínio de raças "inferiores". Acreditaram que aquilo era VERDADE.
.
Hoje, século XXI, a mídia mundial nos massacra com verdades relativas que a todo tempo são colocadas à nossa frente. A História julga essas verdades e ou as aceita e as expõe, ou são execradas. Mas nós devemos ter a capacidade crítica de interpretar as verdades para descobrir - ou ao menos, desconfiar - quais são mentiras.
.
Outro conceito falso a respeito da verdade é a MENTIRA. Muitas vezes mentir significa ultrapassar barreiras; mentir para proteger alguém, por exemplo, que amamos e não queremos magoar. Mentir, com propósitos honestos e saudáveis, pode ser muito mais valioso que apenas dizer a verdade para satisfazer alguém ou alguma coisa.
Te dou um exemplo: mentir para conseguir benefício próprio, levar vantagem, é desprezível! Mentir, querendo proteger a vida de uma pessoa, é nobre e deve ser repeitado.
.
Muita gente acredita que se deve sempre dizer a verdade por medo de ser castigado. Pois eu te digo que o pior castigo é a dor de nossa consciência; é ela que nos julga, e só ela! É à nossa consciência que devemos explicações, é na hora de refletir que saberemos o que é certo ou errado, se devo mentir ou dizer a verdade. A culpa e o arrependimento são os piores castigos, e eles partem de dentro de nós.
.
Nossas atitudes, sejam verdadeiras ou mentirosas, devem ter sempre um razão, e essa razão deve ser pensada. Só interessa a você o que acontece com tua vida, mas as pessoas que te rodeiam e te amam, também querem saber se você está bem. Porisso, nossos gestos devem levar em conta a nós mesmos e a todos os que estão à nossa volta e amamos; mentir ou dizer a verdade, desde que pesadas as consequências, é um mero ato, e é nosso! Assim como tudo o que acontece em virtude de nossos atos é nosso benefício ou nossa culpa, mentir ou falar a verdade pode fazer a diferença ... Acredite! Mas pense antes de acreditar!

Nenhum comentário: