Gabi;
Uma das coisas que distingue o ser humano dos animais é o poder de sonhar!
Não estou falando do sonho durante o sono; os animais também sonham, mas não realizam essa fantástica aventura que o cérebro proporciona. Estou falando de sonhar acordado.
*
Sonhar enquanto se está lúcido é uma das mais deliciosas emoções que podemos experimentar. É como assistir um filme numa tela enorme de cinema, quando entramos na história e vivenciamos o drama, aventura, desejos e sentimentos dos personagens. Imaginar coisas, sair do mundo real por um período de tempo, viajar com ou sem o uso da memória é algo que devemos praticar com frequência. Isso nos traz momentos agradáveis e necessários.
*
Sempre que posso, gosto de sonhar acordado. Tento, por exemplo, imaginar como você será quando adulta (quando estiver lendo o que estou escrevendo agora); vejo meninas na rua que possam ser parecidas com você daqui a 15 anos, e viajo na imaginação despreendendo-me do mundo real. Confesso que não consigo imaginar você adulta. Não sei porque. Tenho dificuldade, mas insisto.
*
Gosto de imaginar como será o mundo em alguns anos; quais serão as novidades tecnológicas, como será o pensamento dominante do homem, quais as descobertas e inventos que virão. É tudo muito mágico, espetacular, pois tendo a liberdade total de sonhar tenho a sensação de ver o futuro. Falarei sobre o futuro mais àdiante - não acredito nele, pois, para mim, o futuro se materializa a cada minuto que passa. Porisso vivo o presente. Porisso sonho!
*
Não existem regras de comportamento quando sonhamos. É uma coisa absolutamente privada e não é revelada a ninguém se não queremos. É como um segredo só nosso, que não precisamos compartilhar com mais ninguém. É poderoso, o sonho, pois nos permite imaginar o que quisermos, sem leis, sem mágoas, sem desrespeito. Basta fechar os olhos ou se desprender do momento em que estamos para percorrer o que estamos desejando. É fantástico!
*
O sonho nos dá a possibilidade de planejar alguma coisa que queremos, que pretendemos. Se meu desejo é possível de ser realizado, sonhar com o quê pretendo é um caminho para alcançar meu objetivo. E traçar estratégias para conseguir. Os resultados são outra coisa. Partir de um sonho possível é algo que nos permite aliviar as tensões diárias que estamos submetidos.
*
Existem também os sonhos impossíveis. Estes são como uma força que criamos dentro de nós que elimina todos os limites. E limites são chatos, apesar de necessários.
Mesmo sabendo que não realizarei certos sonhos, gosto de sonhá-los; um de meus prediletos é sonhar que estou voando. Vejo, lá do alto, a rua, as pessoas, as casas, e me delicio com essa aventura que minha imaginação é capaz de produzir.
*
Neste momento está chovendo enquanto escrevo. A água que cai molha as plantas de nosso jardim e fará crescer as flores dos bouganvilles que temos ao redor da casa. Sonho com você lendo essas palavras e tentando imaginar a cena. É maravilhoso sonhar com teu rosto. Me dá a sensação de ser real.
*
Continue sonhando. Sempre. Muito!
***
sábado, 5 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário